Os princípios da nova mídia

6 11 2010

Lev Manovich categoriza em 5 as principais diferenças entre velha e nova mídia. Resumidamente, tendo como base unicamente o texto, são elas:

 1.     Representação Numérica – Todos os objetos de nova mídia são representados em códigos digitais numéricos, fazendo com que esse objeto possa ser descrito de forma matemática e seja um algoritmo manipulável. Ou seja, através de números, nós acessamos, criamos e modificamos os tais objetos; eles são programáveis.

Quando esses objetos são criados no computador, são originados já em formas numéricas. Porém, na conversão de uma mídia analógica para digital, na chamada digitalização, dois procedimentos são necessários: a amostragem (sampling) e a quantização (quantization).

Os dados são colhidos (sampled), em intervalos regulares – como os pixels de uma imagem – e depois, cada amostra é quantificada, ou seja, é definido a ela um valor numérico.

2.     Modularidade – Esses objetos são criados em módulos, pequenas unidades independentes que, juntas formam o todo. Com isso, pequenas partes podem ser modificadas sem interferir no resto. Ex: os pixels de uma foto, a separação entre áudio e imagem na edição de um filme, a inserção de imagens em um arquivo de Word, etc. A internet, então, é completamente modular. Se consiste em páginas, cada qual com seus elementos que podem ser acessados de modo independente.

3.     Automação – A representação numérica e a modularidade dos objetos de nova mídia, permitiram a automação de muitas operações de criação e manipulação. Entende-se por automação, os recursos prontos que softwares, como o Photoshop, por exemplo, nos permitem usufruir: seus filtros, correções automáticas de cor e contraste, etc. Presente também em programas de inserção de objetos em 3D como árvores, pássaros, pessoas, neve, enfim, “conjuntos” de coisas que preenchem o quadro de um filme e são criados de modo automático; são uma ferramenta pronta desse software. Essas são chamadas automações de “baixo-nível”

Já as automações de “alto-nível”, requerem que o computador entenda o significado de algumas operações. Como exemplo, a inteligência artificial (AI) dos games, que, respondem a uma ação do jogador com outra ação.

Além desses dois tipos, outra área se classifica dentro da automação das novas mídias: os programas de busca de arquivos e dados na internet que, vem sendo aprimorados (o texto é de 2001).

4.     Variabilidade – Uma mídia velha é algo feito por alguém e fixado em uma matriz que produz cópias idênticas a ela. Já as novas mídias são caracterizadas pela sua variabilidade, podendo ter diferente versões, que não necessariamente são criadas por um humano (como o layout desse blog, copiado automaticamente do design de um artista e modificado por nós com a criação do logo e dos posts).

A variabilidade não é possível sem a modularidade, uma vez que – ainda usando o exemplo do blog – conseguimos mudar pedaços de um todo criado por alguém e também está ligada a idéia de customização, onde o consumidor escolhe as características específicas de seu produto, com uma facilidade de fabricação e entrega muito grande, graças ao “poder” de variação das máquinas em que esses produtos são feitos.

5.     Transcodificação – Transcodificar alguma coisa é transformá-la em outro formato. No caso das velhas mídias transformadas em novas, há a digitalização. Logo, ao mesmo tempo em que as mídias computadorizadas continuam sendo imagens, sons, vídeos; enfim, continuam a nos fazer sentido como objeto, com a digitalização, elas passaram também, a serem dados numéricos de um computador.

Advertisements

Actions

Information

2 responses

9 11 2010
Os princípios da nova mídia « The New Media Project | Media Brasileiro

[…] See the article here: Os princípios da nova mídia « The New Media Project […]

15 12 2010
@renatagames

Ótimo post! 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: