O Chip e o Caleidoscópio

21 11 2010

O Livro “O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as Novas Mídias” (2005, editora Senac), reúne uma série de artigos de vários autores, organizados por Lúcia Leão. Entre eles, “Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições”, de Lev Manovich.

Nele, Manovich dá uma atualizada nos pontos principais do livro e, entre as dez definições, propõe uma discussão sobre o futuro da expressão “Nova Mídia”.

“as novas mídias são objetos culturais que usam a tecnologia computacional digital para distribuição e exposição. Portanto, internet, os sites, a multimídia de computadores, os jogos de computadores, os CD-ROM e o DVD, a realidade virtual e os efeitos especiais gerados por computador enquadram-se todos nas novas mídias. Outros objetos culturais que usam a computação para a produção e o armazenamento, mas não para a distribuição final — programas de televisão, filmes de longa metragem, revistas, livros e outras publicações com base no papel, etc. —, não são novas mídias.”

O autor já havia debatido essa afirmação no livro de 2000, como sendo apenas uma definição da imprensa popular, e não uma verdade. Agora, ela vai além, e dada a evolução das novas mídias, discute não só sua definição, como também a expressão em si.

Diz que, ano a ano, cada vez mais áreas da cultura dependem da computação para a distribuição, “por exemplo, a mudança da televisão analógica para a digital, a mudança da projeção de filmes com base em película para a projeção digital nos cinemas, os livros eletrônicos, etc” e que talvez, seja só isso que elas tenham em comum, em se tratando de “nova mídia”, ou seja, talvez se mantenham com suas características, talvez criem uma estética diferente por conta da computação, mas ainda assim própria a elas. Portanto, apenas se essa cultura de nova mídia tiver algum elemento comum a todos, além do computador, é que a expressão Nova Mídia será “uma categoria teórica útil”, caso contrário, cairá em desuso, pois tudo será nova mídia.

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: