Encontrando fragmentos de informação

22 11 2010

Vimos anteriormente que um dos importes princípios da Nova Mídia é a sua capacidade de ser modular, ou seja, de ser algo completo constituído por partes autônomas que podem ser acessadas de forma individual sem alterar o aspecto do todo do qual fazem parte.

Com o crescimento do meio digital e o uso cada vez maior da internet, muito material foi produzido e compartilhado e ao final do século XX a preocupação de como encontrar um objeto de mídia na rede de forma rápida e prática surgiu.

Em 1999 quando Manovich termina de escrever seu “The Language of New Media” já haviam sistemas de busca eficientes em certa medida, mas nada comparado ao  que podemos encontrar mais de dez anos depois.

Anteriormente os sistemas eram muito mais básicos e pouco práticos. Archie foi a primeira ferramenta utilizada para busca na Internet criada em 1990 e baixava as listas de diretório de todos arquivos localizados em sites públicos de FTP anônimos, criando uma base de dados que permitia busca por nome de arquivos; Gopher, criando em 1991, indexava apenas documentos de texto;  em 1993 surge o extinto Wandex que foi o primeiro search engine Web feito pela World Wide Web Wanderer, um web crawler (programa automatizado que acessa e percorre os sites seguindo os links presentes nas páginas);  o Aliweb apareceu também em 1993 e existe até hoje (veja AQUI). 

O primeiro sistema “full text” baseado em crawler foi o WebCrawler, que saiu em 1994 e ao contrário de seus predecessores, ele permite aos usuários buscar por qualquer palavra em qualquer página e isso tornou-se padrão para todos serviços de busca desde então; este sistema evoluiu e temos hoje serviços precisos e extremamente rápidos como o Google e Yahoo que permitem resultados de mídias diversas como imagens, vídeos e textos em frações de segundos.

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: