O Mito da Interatividade

22 11 2010

Lev afirma que a nova mídia é interativa, e também diz que o termo “ interatividade” é muito abrangente. E que deve ser maior especificado. Ele também  destaca que o usuário pode ser considerado co-autor da obra, por manipular os itens disponíveis na tela.

 A interação se manifesta tanto na forma física (pressionando um botão, escolhendo um link, movendo o corpo), quanto na forma psicológica (compreensão de textos e imagens, na identificação entre a relação de um link para outro). É a partir da “externalização”   de um pensamento ou reflexão que faz a interatividade acontecer, quando esse pensamento se torna “realidade” através das ações, manifestadas fisicamente.

Por fim, ele compara o mecanismo da interatividade com o cinema e com a literatura. Assim como o cinema de Eisenstein, que externaliza e controla de certa forma, os pensamentos dos espectadores e também como o “Capital” de Marx, que ensina um modo de pensar visando os negócios. A interatividade no computador leva o usuário a uma conclusão pré-determinada, onde ele segue a mente do designer.

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: