Opinião atual de Manovich sobre interatividade

23 11 2010

No ano passado, nosso amigo Manovich, veio ao Brasil para participar de algumas palestras na Mackenzie, o estadão publicou uma entrevista, a qual ele fala sobre interatividade e cibercultura. Abaixo estão alguns tópicos que resumem a entrevista:

*Ele considera qualquer ação intermediada pelo computador  interativa e propõe uma melhor definição para cada tipo de interatividade.

* Acha que o modo de análise da interatividade, poderia ser diferente, não somente analisando a obra em sim, mas os caminhos  que levaram o usuário e a suas decisões.

* Mesmo em obras não-interativas, as pessoas mentalizam, cada um, sua própria versão. Quando essas versões personalizadas são possíveis, como nos jogos, cada usuário seguirá um caminho diferente.

* Divide a interatividade entre  aberta e fechada. No caso dos jogos 3D, possibilitam  a integração total dos usuários, ele está  livre para explorá-lo  em qualquer direção.

* Acha a cibercultura e todo o ideal de mundo virtual, ultrapassado, já que hoje o virtual está no alcance de todos, e sendo utilizado com grande frequência. Tornou-se  parte da rotina da maioria dos indivíduos. 

Para ler a entrevista na íntegra , clique aqui

Advertisements

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: